top of page
Blog: Blog2
Buscar
Foto do escritorFrancina de Andrade

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

Atualizado: 15 de mar. de 2019


Discussão sobre a pirâmide alimentar


Livro "Pé de Brincadeira" - Educação Infantil/ 05 anos

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA


Alimentação saudável em casa: Alimentando a família de forma positiva

Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros,são caracterizados por crescimento acelerado e enormes aquisições noprocesso de desenvolvimento, incluindo habilidades para receber, mastigare digerir outros alimentos, além do leite materno, e no autocontrole doprocesso de ingestão de alimentos, para atingir o padrão alimentar culturaldo adulto.

Assim, torna-se inquestionável a importância da alimentação da criança nessa fase, umavez que deficiências nutricionais ou condutas inadequadas quanto à práticaalimentar podem, não só levar a prejuízos imediatos na saúde da criança,elevando a morbi-mortalidade infantil, como também deixar sequelasfuturas como retardo de crescimento, atraso escolar e desenvolvimento dedoenças crônicas não transmissíveis.

📷

PORQUE DEVEMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DESDE A INFÂNCIA?

É sabido que todos, desde a gestante até o idoso, devem ter uma boa alimentação para obter qualidade de vida. O aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, hipertensão, doenças cardíacas podem se relacionar com hábitos, como estresse, sedentarismo, fumo, obesidade e má alimentação. Crianças que se alimentam mal podem desenvolver tais doenças nesta fase da vida ou quando estiverem adultas. Alguns alimentos ultraprocessados que são encontrados frequentemente nas escolas:

- Salgadinho de pacote (excesso de sódio, que aumenta a pressão, glutamato monossódicoe aromatizantes,que causam câncer);

- Bolacha recheada (gordura hidrogenada “trans” que causa problemas no coração, farinha branca e açúcar em excesso);

- Refrigerante (corante caramelo IV, que é cancerígeno, ácido fosfórico que causa sérios problemas nos ossos, açúcar em excesso);

- Bala e chiclete (alto teor de corantes, que causam alergia e câncer e açúcar em excesso);


Para exemplificar, uma pessoa deve ingerir por dia no máximo 2 gramas de gordura trans. Mas em 1 pacote de bolacha recheada é encontrado mais de 10 gramas deste ingrediente.

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), nos mostra que devemos evitar alimentos ultraprocessados e priorizar os alimentos mais saudáveis.

Porque gastar 2 a 3 reais por dia com lanches nada nutritivos, ao invés de comprar frutas (1 kg de banana prata por exemplo) ou consumir a merenda escolar?É direito de toda criança ter uma alimentação saudável dentro da escola. Faça valer este direito!


- Procure alimentos da época (geralmente estão mais baratos no mercado), pois são mais nutritivos e mais acessíveis;

- Pesquise preços dos alimentos nos mercados (use os panfletos entregues);

- Basta uma simples conta para vermos que muitas vezes um alimento saudável fica mais barato que outro prejudicial: 1 refrigerante de 6 reais daria para comprar, por exemplo (em média) 1 Kg de banana (6 unidades), 1 Kg de cenoura (8 unidades), e 1 Kg de laranja;

- Evite alimentos industrializados, como salsicha, bacon, presunto, salgadinhos e refrigerante. Negocie com a criança que tais alimentos fazem mal e por isso devem ser evitados. Lembre-se: São os pais que dão o acesso da alimentação às crianças; a educação primeiramente vem de dentro de casa! Pais são referências de seus filhos!

- Vamos ao menos tentar seguir nossa pirâmide alimentar, tendo moderação nos grupos 1 (cardoidratos), 4 (laticínios e carnes), 7 (Gorduras e Açucares)! E comer bastante os grupos que tem fibras, vitaminas e minerais como os grupos 2 (verduras e legumes), 3 (frutas) e 6 (grãos como soja, feijão, etc).

📷


#alimentação#saudável#escolafrancina














91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page